sábado, 21 de fevereiro de 2009

A globalização vista por Stiglitz

Fica o url de um podcast de Joseph Stiglitz (Nobel 2001 da Economia e professor da Columbia University) sobre o tema da globalização. Entre outras coisas é interessante perceber como a propriedade intelectual tem sido abusivamente utilizada por grandes grupos farmacêuticos e sectores agrícolas ocidentais a desfavor dos seus próprios cidadãos.

http://www.timesonline.co.uk/tol/audio_video/podcasts/mba/


2 comentários:

  1. Boas

    Vou tentar acompanhar e comentar de forma pertinente este blog de reflexão. Para já deixo as minhas sugestões para a convalescença...:

    1- ROME
    Considerada por muitos a melhor ficção alguma vez produzida sobre a época romana, acompanha desde a infância a ascençao ao poder do imperador Augusto. Retrata de forma bastante credível a realidade romana e os acontecimentos históricos.
    As similitudes com os "tiques" da sociedade e liderança mundial americana são muito interessantes.

    http://www.imdb.com/title/tt0384766/

    2- BAND OF BROTHERS
    Retrato da Easy company, o primeiro batalhão de para quedistas do exercito americano, desde o período de recruta até ao final da 2a guerra mundial. Espectacular a forma como é mostrada a realidade da guerra e a experiência de quem a combateu com entrevistas simultâneas com os soldados representados na série. Interessante a forma como é mostrada a importância da liderança em condições de pressão extrema.

    http://www.imdb.com/title/tt0185906/

    3- JOHN ADAMS
    O retrato biográfico do 2o presidente dos EUA. Acompanha desde o período da guerra da independência até à implementação dos EUA como uma nação. É uma óptima forma de entender como se formou o país e a importância revolucionária que os princípios constituintes trouxeram ao mundo da época.
    Por exemplo fica-se a saber que a casa branca foi construída por escravos... :)

    http://www.imdb.com/title/tt0472027/

    São 3 miniséries da HBO de grande qualidade, que facilmente marcam a diferença para o "lixo televisivo" com que a maior parte do tempo somos bombardeado. As 2 primeiras estão disponíveis em edições de DVD portuguesas. A ultima acho que só está disponível na Amazon!

    Boa convalescença!

    ResponderEliminar