sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Euro: apocalipse now?

Acaba de sair na Bloomberg uma notícia aterradora sobre vaticínios de desmembramento da região Euro:

Euro Area Risks Breakup on Bank Woes, Subprime Bear Hayman Says


http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=email_en

Desde Dezembro que os "spreads" sobre as emissões de dívida pública dos países do Sul da Europa têm sido significativamente mais altos que os homólogos relativos à emissão de dívida pública Alemã.

Também é conhecida a opinião de alguns investidores de que a união monetária dificilmente sobreviverá a pressões políticas que resultem em heterogeneidades significativas e problemáticas.

Na base disto, o que sabemos todos à muito tempo: a Europa ainda não passa de um casamento de conveniência, muito contratual (burocrática) mas pouco sentimental (desunida).

Sem uma união política devidamente consolidada (federação) e harmonia fiscal verdadeira pode muito bem ser esta a crise que o Euro não precisava.

Para um país como Portugal, a saída do Euro - ou o seu fim nalguma outra variante - seria catastrófico. Não só o regresso a uma moeda nacional a faria desvalorizar vertiginosamente como ao mesmo tempo todas as nossas dívidas disparariam, por estarem denominadas em Euros.

Numa questão de dias ficaríamos verdadeiramente sul americanizados...

Aquilo a que assistimos acontecer na Islândia, ou mais para trás no tempo na Argentina e mesmo na Rússia, não é impossível cá.

Segurem-se pois, ó bravos... e cuidado com os baixios. É preciso manterem-se serenos, mas de olhos bem abertos.

Sem comentários:

Enviar um comentário