sábado, 21 de fevereiro de 2009

As causas da pobreza

C.K. Prahalad, professor de estratégia da Ross Business School, tem uma teoria interessante sobre as causas da pobreza: diz que está correlacionada a problemas de arbitragem de informação (intermediarização de informação).

Se pensarmos um pouco, encontramos facilmente exemplos portugueses:

1) A plataforma de partilha de informação da Administração Pública relativa à adjudicação de contratos é confusa e labirintica mas um grupo de cidadãos decidiu transformá-la em algo super simples e de livre consulta, por uma imensa fracção do preço. É lícito supor que maior transparência neste domínio traria maior exame público, que assim agiria como um dissuasor à corrupção. A falta de transparência, clareza e simplicidade em tantos sites da administração pública são um exemplo de má arbitragem de informação.

2) A recente medida de reduzir as deduções da "classe média-alta" (sim, é um eufemismo), em favor da classe média é outro exemplo: se o Executivo quer realmente beneficiar a classe média será mais rápido e eficaz reduzir directamente as suas contribuições em vez de as intermediarizar em compassos de espera incertos...

Sem comentários:

Enviar um comentário