sábado, 21 de novembro de 2009

J.C. Trichet & Folies Bergère



Os relatos da época afirmam que o Primeiro Oficial do RMS Titanic, que ouviu e viu a massa de gelo na direcção do navio, ordenou ao timoneiro Robert Hitchens "tudo a estibordo", e à casa de máquinas, "máquinas a ré toda a força". O navio, o maior e mais pesado do seu tempo, terá embatido de raspão, ao longo de dezenas de metros, no gelo. Os rombos causados afectaram 5 compartimentos estanques, mais 1 do que havia sido projectado para poder conter uma grande inundação. Em consequência, o navio afundou. Tivesse a decisão sido a de embate frontal, e possivelmente o navio não teria afundado. O Primeiro Oficial aplicara o que sempre conhecera do comportamento de outros navios, mas o RMS Titanic era um pouco maior.

Por seu turno, Trichet continua demasiado preocupado com "pressões inflaccionárias", normais em estados correntes da economia (acima da armadilha de liquidez), mas de efeitos praticamente nulos para os próximos anos:

“Qualquer medida, não convencional, cujo prolongamento ameace a manutenção da estabilidade dos preços, tem de ser descontinuada inequivocamente”, disse Trichet esta semana em Frankfurt.

Trichet disse-o para justificar a retirada de liquidez do mercado, aludindo aos "perigos de inflação".

Uma peça do contraditório pode ser vista aqui:

http://krugman.blogs.nytimes.com/2009/11/16/the-madness-of-the-inflation-hawks/

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