domingo, 26 de abril de 2009

Inglaterra: O Preço da Fantasia Neo-liberal

As mais recentes estimativas do Tesouro de Inglaterra prevêem uma contração económica de 3,5% no produto, a prolongar-se por 2010 adentro.

O chanceler Alistair Darling viu-se constrangido a subir os impostos sobre o rendimento para 50% e a acrescentar taxas ao consumo de combustível, alcóol e tabaco (e isto, perto de um período eleitoral, fala por si).

A dívida pública Inglesa vai atingir ou ultrapassar 80% em 2013/14... e o salvamento da Banca Inglesa já vai num montante que supera em valor o produto de toda a economia.

Suponho que seja nesta altura que os Ingleses terão o secreto arrependimento de não terem nascido Franceses.

Tornaram-se em mais um produto do pensamento obcessivo, maniqueísta, outrora "pensamento único", de "tudo o que é privado e desregulado é bom, tudo o que é público é sempre mau"...

Um pensamento de "monarcas degenerados", indigentes políticos fora de século, gente obcecada e triste, que no seu íntimo pensa que lançar impostos públicos seja sempre equivalente a roubar (a excepção não faz a regra); mas lançar tributos feudais seja muito mais aceitável, sobretudo quando reverte a favor dos próprios...

O que são certos pseudo-monopólios senão isso?...

Sem comentários:

Enviar um comentário