sábado, 11 de abril de 2009

Aerosoles recebe mais 5 milhões do Estado

Há pouco tempo atrás era uma empresa "exemplar" que ao que parece também gastava largas somas de dinheiro em outdoors tremendos na 5ª Avenida, mas hoje...flop?

Afinal, o que aconteceu?

Texto de Elisabete Felismino e Filipe Alves (DE):

"Os ordenados do mês de Março estão assegurados. Mas Basílio Horta diz que a AICEP não tem mais dinheiro para apoiar a empresa. A fabricante de calçado Aerosoles, que enfrenta grandes dificuldades financeiras, recebeu uma injecção de cinco milhões de euros por parte da Inovcapital, uma sociedade de capital de risco pública que é sua accionista, disseram ao Diário Económico fontes próximas do processo.

Mas embora os ordenados do mês de Março estejam assegurados, o futuro da empresa continua incerto. Este investimento foi feito no âmbito do que está previsto no estudo de recuperação elaborado pela consultora Roland Berger.

Estudo esse que, como o Diário Económico publicou em primeira mão, prevê uma injecção de capital de mais de 20 milhões de euros, para salvar a empresa. Pedro Ribeiro da Cunha, o novo presidente da Aerosoles confirmou ao Diário Económico a injecção de capital por parte da Inovcapital, mas recusa adiantar qual o valor em causa.

Por sua vez, o presidente da Inovcapital (que controla cerca de 29% da Aerosoles) Luís Filipe Costa, não quis comentar.

Já Basílio Horta, presidente da AICEP Capital, a outra sociedade de capital de risco pública que é accionista da empresa (com 19%), não está disponível para apoiar novamente a Aerosoles. "Não temos dinheiro nenhum", disse.

Esta declaração enquadra-se no que Basílio Horta tem vindo a defender no que toca à Aerosoles.

O presidente do AICEP afirmou recentemente que não injectaria mais capital na empresa de calçado sem dispor de um plano de viabilidade que possa estudar.

No entanto, isto não significa que o AICEP não esteja interessado em acompanhar de perto a empresa de calçado. A capital de risco pública vai nomear um administrador que a represente no conselho de administração da Aerosoles, disse Basílio Horta. Por sua vez, Pedro Ribeiro da Cunha, presidente da Aerosoles, explicou que "a administração está a revisitar, juntamente com a Roland Berger, o estudo feito por esta consultora", para apresentar o plano "dentro de três semanas". (...)

Sem comentários:

Enviar um comentário