terça-feira, 28 de abril de 2009

As Boas Escolas B Produzem Maus Gestores?

A euforia - e negócio - das Business Schools havia de ter os seus dias contados até algum dia. Diz o ditado que "podem enganar-se todas as pessoas durante algum o tempo, mas não algumas pessoas durante o tempo todo".

Pelo número de manuais de parvoíces chapadas sem qualquer fundamento objectivo publicadas a torto e a direito por muitos "gurus" (com títulos que sempre me fizeram lembrar um pouco aqueles papelinhos da Astróloga Zinaida, não sei porquê); com doutos professores PhD sem qualquer experiência prática de gestão (o que é feito do learning by doing no vosso caso, hein?), era de esperar.

Boa parte dos gestores das piores falências destes tempos são MBAs. Pagaram a ascenção recta bem paga para ganhar o bolo depressa sem passar pela prisão nem pela casa da partida, através de um (tanto falso) prestígio académico. Nada mais, e nada pior.

Mas não há Céu sem purgatório, meus amigos... O resultado está à vista.

As excepções existem porém, e sairão a ganhar destes tempos conturbados. Um exemplo provável é a Toyota, que dedicou anos de paciente desenvolvimento aos híbridos e a carros fiáveis de baixo consumo em geral, e os começou a vender andava ainda a GM a produzir febrilmente camiões familiares (vulgo SUV, Sports Utility Vehicles), porque era fashion (o curto prazo: deu asneira).

Em 70 anos, a Toyota passou de uma pequena empresa num país periférico e mal visto (os produtos Japoneses foram durante muitos anos denegridos nos EUA, como o são hoje os produtos Chineses) ao maior gigante mundial automóvel, um ramo duríssimo onde a competição é mesmo a sério e verdadeiramente global (nada que se compare minimamente com o que enfrentam sequer - ou sobretudo - as maiores empresas nacionais, algumas quase-monopolistas).

Pelo caminho, a Toyota derrubou a GM, sem qualquer acto de hostilidade para além do mero bom senso e boa gestão. A GM, uma das jóias da coroa americana ficará agora reduzida a pouco mais do que uma sombra, muito devido a iluminados fashion de ocasião, saídos de uma "B School" qualquer.

Resultado de anos de mentalidade de resultados fáceis, uma festa de que muitas Escolas "B" têm sido grandes anfitriãs.

Sem comentários:

Enviar um comentário