Se para crimes financeiros, gestão danosa, fraude e corrupção temos de suportar - espero não por muito mais tempo - penas raquíticas e desadequadas, escapatórias vergonhosas e artifícios por medida, o mesmo se passa em relação à crescente criminalidade violenta, sobretudo a praticada por menores de idade.
Uma sociedade de direito democrática não tem, nem pode, ser branda nestas matérias. Tem de ensinar que a nossa liberdade acaba onde a do próximo começa e levar isso bem a sério. É preciso legislar mais adequadamente e fazer cumprir a lei sem hesitações.
Fica uma sensação de total impunidade quando se assiste à liberdade de dois menores que na região centro terão sequestrado, torturado e assassinado um homem de meia idade por encomenda, ou quando se assiste à liberdade do menor que incendiou uma série de automóveis e autocarros, ou ainda dos muitos que violentamente agridem colegas de escola e fazem gala de exibir essa barbaridade online.
São sinais inadmissíveis de degradação social que não se podem tolerar, que requerem resposta pública urgente e determinada, sem confusões.
Genial
Há 8 horas
Sem comentários:
Enviar um comentário