quarta-feira, 4 de março de 2009

Texas style

Fica uma tradução livre minha de um comentário do Presidente Republicano Americano Dwight Eisenhower, feito a 8 de Novembro de 1954:

"Caso algum partido tente eliminar a segurança social, o subsídio de desemprego, ou as leis de trabalho (...), não se ouvirá mais falar sobre esse partido na nossa história.

Existe um pequeno grupúsculo, claro, que acha que essas coisas se podem fazer. Entre eles estão uns quantos milionários Texanos, e uns quantos políticos e homens de negócios.

O seu número é negligível e é gente estúpida."

Dwight D. Eisenhower foi presidente dos EUA entre 1953 e 1961 e comandante supremo das forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial, a partir de 1943.

4 comentários:

  1. Liberal em que sentido?

    ResponderEliminar
  2. Liberal no sentido social liberal, e não liberal clássico.

    Vd. Post mais abaixo designado "A fonte e o propósito de alguns neo-liberais"

    ResponderEliminar
  3. O liberalismo aparece em duas grandes correntes: o liberalismo clássico, que enfatiza a importância da liberdade individual, e o liberalismo social, que enfatiza alguma forma de re-distribuição de riqueza.

    Os que se identificam liberais clássicos, distinguem-se dos liberais sociais por se oporem a qualquer forma de regulação dos negócios e da economia, com a excepção das leis anti-fraude, e suportam o capitalismo laissez-faire.

    Na Europa o termo "liberalismo" é próximo daquilo que defendem os conservadores americanos (o partido Republicano).

    Nos Estados Unidos o termo "liberal" é mais frequentemente usado associando-se ao liberalismo social, que defende alguma forma de regulação económica e algumas formas de intervencionismo de interesse público (o partido Democrata).

    ResponderEliminar
  4. Liberal... no sentido de anti-neoconservador.

    ResponderEliminar