terça-feira, 17 de março de 2009

Consciência pesada...?

Uma recente corrente sobre a crise, difundida pelo Wall Street Journal, defendeu a tese de que a causa da crise esteve no intervencionismo do Estado (esta gente não existe!)... segundo a tese, terá sido o "Estado", através do Fed (na verdade uma instituição privada e independente, nos EUA) a reter as taxas de juro a níveis historicamente baixos durante demasiado tempo.

Total nonsense.

1º O Fed foi durante os anos da "taxa mínima" liderado por Alan Greenspan, uma "vaca sagrada" das teses neoliberais, o guru anti-intervencionista por natureza, um neoliberal educado, elegante e muito inteligente, mas ainda assim ideologicamente cego.

2º Dificilmente se pode ver na acção independente do Fed, e na sua construção, a mão de um Estado intrusivo e abusadoramente intervencionista. Sobretudo enquanto o Fed foi liderado por... um neoliberal.

3º Admitamos por absurdo, e divertimento, que assim fosse (desprezando com suprema suberba os efeitos da queda deliberada do Lehman...). Pergunta-se: onde estavam os "agentes racionais" no meio de tudo isto, os mesmos que supostamente deveriam ter salvaguardado a economia do colapso e descrédito? Onde os esconderam durante o fermentar da crise?

4º Antes da crise imobiliária rebentar (vários anos antes), o Sr. Greenspan foi avisado, com números, factos e tendências, directamente ou via meios da opinião pública, para os efeitos das suas baixas taxas sobre uma crescente bolha imobiliária.


Os "neocassetes" encontram explicações para tudo.

E assim nasceu mais um editorial rídiculo e baseado em falsas premissas no WSJ...

Link: http://online.wsj.com/article/SB123414310280561945.html



Sem comentários:

Enviar um comentário