Um daqueles recentes questionários do jornal Público (uma das prováveis fontes do "ouvimos os portugueses") pretendia uma maioria de votos à resposta "governar em minoria", relativamente à questão sobre como deve governar o próximo executivo:
Governar em minoria: 1455 votos, 61% [Resultado provável: eleições antecipadas]
Fazer coligação PCP+BE: 419 votos, 18% [Missão Impossível]
Aliar-se ao CDS/PP: 269 votos, 11% [Solução menos impossível]
Formar um bloco central com o PSD: 243 votos, 10% [Pequeno pormenor: qual PSD?]
Parece-me que a maioria dos votos captados pelo Público expressa o desejo de eleições antecipadas. Confesso que não é o meu caso...
Eu também optaria por: Governar em minoria.
ResponderEliminarDo alto do meu lirismo, eu espero que uns governem e os outros legislem, e que todos o façam de acordo com os compromissos que assumiram diante dos Portugueses e tendo sempre, e unicamente, em conta o interesse da País.
Esta é a minha interpretação do que devem ser as responsabilidades de cada um quando leio o texto da Constituição da República Portuguesa... Aí não se fala de acordos de bastidores e alianças "contra natura"!
Uma moção de censura ou a dissolução da Assembleia pelo Presidente da República são, a meu entender, mecanismos de último recurso, que devem ser utilizados somente quando o Estado democrático periclita.
A trabalhar Excelências!