quarta-feira, 3 de março de 2010

Atrás das linhas: a vasta conspiração

Do "The conscience of a liberal" (2007):

"A natureza do domínio que o conservadorismo de movimento exerce sobre o Partido Republicano pode ser sumariada de forma muito simples: sim, existe uma vasta conspiração da ala direita. (...) Existe um conjunto interligado de instituições que, em última instância, respondem perante um pequeno grupo de pessoas que colectivamente recompensam os lealistas e castigam os dissidentes. Estas instituições fornecem aos políticos obedientes os recursos para ganhar eleições, refúgios e protecção na eventualidade de derrota, bem como lucrativas oportunidades de carreira depois de terminarem os respectivos mandatos. Garantem uma cobertura noticiosa favorável a políticos que seguem a linha do partido e, por outro lado, perseguem e desacreditam os adversários."

Se pensam que este grupo de instituições apenas se agita nos EUA, pensem de novo.

Mais adiante Krugman identifica algumas das instituições envolvidas, quase sempre sob a forma de institutos ou fundações financiadas por corporações, grandes interesses económicos e financeiros:

  • National Center for Policy Analysis
  • Ethics and Public Policy Center
  • National Center for Public Policy Research
  • American Enterprise Institute
  • Cato Institute
  • Heritage Foundation
  • Manhattan Institute
  • Hudson Institute

"Devido à proliferação de grupos de reflexão conservadores de movimento desde os anos 70, um intelectual de movimento pode levar uma vida bastante desafogada ao desposar certas posições. Há porém um preço a pagar, pois espera-se que a pessoa seja um mero apparatchik e não um pensador independente. (...) A existência destes grupos de reflexão deve-se em grande medida a um punhado de fundações criadas por famílias muito ricas. Os maiores grupos de reflexão, em particular a Heritage Foundation e o American Enterprise Institute, também recebem enormes montantes de dinheiros empresariais."

Sem comentários:

Enviar um comentário