sábado, 10 de outubro de 2009

Pacheco Pereira, o invejoso?

Depois não te admires que te chamem o "pobre Pacheco"...
Uma tua pergunta pública:

"O que é que fez Obama a favor da paz, ou melhor, da Paz com letra grande? Nada"

Alguma vez te perguntaste, Pacheco, o que é que fez a Manuela Ferreira Leite em prol do que quer que fosse de interesse público?
Obama ainda só começou, e é verdade que todos esperamos mais dele, mas vamos lá ver:
  1. Correu da Casa Branca com os conservadores radicais, gente fanática, assumidamente pró-guerra, fundamentalmente anti-democrática e completamente despegada de quaisquer bases éticas, competência, honestidade intelectual.
  2. Ao contrário das (vossas) expectativas, tem sabido fornecer os instrumentos, e colocar as peças chave a jeito de se vencer a maior crise económica e social de que temos memória viva.
  3. Está a contribuir para extingir de forma responsável a acrimónia absurda que Bush vinha a acalentar em relação à Rússia, bem como a divisão que acalentava em relação à própria Europa (lembras-te da história da "velha Europa" vs. "nova Europa"? sabes o que se passa na Polónia?).
  4. Tem uma visão positiva para o mundo, construtiva, mais pacífica, mais responsável, mais dialogante, menos arrogante, mais respeitadora do ser humano. O homem inspira o melhor de nós.
  5. Já começou a inverter a posição pesadelo dos EUA em relação a Quioto.

Obama luta pela implementação de um sistema de saúde universal nos EUA, contra o que ainda lá vigora, enfrentando lobbies gigantescos cujo comportamento tem sido uma autêntica vergonha a céu aberto e contra os quais tu, meu filósofo da Marmeleira, nunca abriste o pio ao longo de todo este tempo (e podias tê-lo feito).

O comité Nobel não se enganou: em pouco mais de seis meses Obama restaurou alguma da tranquilidade de espírito e confiança no futuro ao mundo Ocidental. Lembra-te que é a primeira vez que tal sucede desde 2001. Não será isso uma forma importante de Paz, depois de um reinado de trevas que durou 8 anos e que tu raramente, ou nunca, enfrentaste com vigor?

O caminho faz-se andando. Cresce, Pacheco!...

Sem comentários:

Enviar um comentário