terça-feira, 25 de agosto de 2009

O novo Império do Sol Nascente

Eva Gaspar, in Jornal de Negócios (on-line): " Foi por pouco e não é certo se é para durar. Mas, pela primeira vez desde que há registos estatísticos comparáveis, a China ultrapassou a Alemanha como maior exportador do mundo em valor, numa renovada indicação de que o gigante asiático está em passo acelerado para liderar a economia global.
Entre Janeiro e Junho, a China exportou mercadorias no valor de 521,7 mil milhões de dólares (cerca de 365 mil milhões de euros), ao passo que a Alemanha, tradicionalmente o maior exportador do planeta, vendeu ao mundo 521,6 mil milhões de dólares de bens.
Os dados referem-se à primeira metade do ano e foram ontem divulgados pela Organização Mundial do Comércio (OMC). No início do ano, a China já tinha superado os Estados Unidos, tornando-se o segundo maior exportador do mundo."
.
A partir de agora não nos restam muitos caminhos: ou se globalizará a democracia, os direitos humanos, e se elevarão os padrões éticos do mundo, ou forçar-nos-ão provavelmente a ser mais "Chineses" , e a democracia correrá de novo (corre já) risco de vida. Será que os nossos líderes o compreendem?

Sem comentários:

Enviar um comentário