terça-feira, 12 de maio de 2009

Indícios de conluio de preços de combustível, A1

Os placards que começaram a funcionar na A1 - com atraso - informando sobre os 3 ou 4 tipos de preços dos próximos locais de abastecimento nessa via (até +/-120 Km se não me engano), mostravam no fim-de-semana passado evidências incontornáveis de cartelização.

Ao longo de uma extensão superior a 250 Km, postos de diferentes marcas marcavam preços idênticos até ao milésimo de Euro (sem a mínima vergonha!).

A probabilidade disto acontecer espontaneamente num único placard já seria baixíssima. A probabilidade disto acontecer em todos os placards na via numa extensão de 250 Km não anda longe da que indica a possibilidade de se acertar no euromilhões apostando 10 Euros.

Mas, se o dissermos à Autoridade da Concorrência (que até integra PhDs) o mais provável é demorarem mais 3 meses de estudo, e depois de 1.000 páginas concluírem que não se trata de indício de monta.

Devo esclarecer ao automobilista menos habituado à Europa que estes placards existem, por exemplo em França, há já bastante tempo e o seu intuito é reduzirem a ineficiência do mercado via informação mais completa.

Pois cá faz-se a lei, e depois goza-se com ela, dando-lhe um carácter meramente estético.

É um fartote!

PS - Lembram-se do Sr. Mateus, o que passava multas pesadas às empresas que brincam connosco? Vai um quizz para se lembrarem do nome do homem que o substituiu?

Sem comentários:

Enviar um comentário